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Cliente fiel é uma das maiores conquistas dentro de uma empresa, no entanto, criar esta relação não é simples, precisa de empenho, dedicação e muita vontade de fazer diferente do que o cliente está acostumado a receber de outras empresas. Quando você passar do simples atendimento e chegar ao encantamento do cliente, você terá encontrado a fórmula de fidelizar seus clientes. E como fazer isso? Para te ajudar, separamos cinco dicas que irão contribuir para engajar e fidelizar seus clientes.

1. Aborde o público certo

Você não deve gastar energia com o público que você sabe que não irá adquirir seu produto/serviço, isso é perda de tempo e dinheiro. Concentre suas estratégias em seu público-alvo.

Dessa forma, será mais fácil direcionar suas ações estratégicas de negócio e marketing para onde está seu público-alvo e o que eles buscam. Entender as necessidades de um público não é oferecer todo tipo de produto/serviço e importunar o cliente.

É preciso, antes de tudo, oferecer somente o que ele precisa, que serão realmente soluções para o problema. Imagine indicar cinco possíveis soluções, somente por querer vender e receber dinheiro, no entanto, nenhuma delas dar certo para o seu cliente. Isso, com certeza, o fará procurar outra empresa. Porém, se estudar bem o cliente e apresentar uma solução sólida e eficiente, isso contribuirá para fidelizá-lo .

encontrar e fidelizar um publico alvo

2. Tenha uma equipe preparada para fidelizar clientes

Sua empresa precisa de uma equipe sensível, que sabe ouvir, entender e abordar da forma correta. Não basta somente entender sobre o mercado e sobre os produtos, é preciso se identificar com o problema e apontar a solução ideal.

Uma equipe capacitada saberá identificar o perfil de cada cliente e fazer um atendimento personalizado. É assim que o cliente sente-se bem atendido e confia em sua empresa. Dessa forma, é possível iniciar uma relação que, ao longo do processo, amadureça e se fortifique, pois é isso que sua empresa deve buscar. Cada atendimento precisa ser único, mas integrado com as demais ações da empresa.

Neste sentido, treinamentos são importantes para que em todos os processos ele surpreende seu cliente, superando suas expectativas. Uma equipe preparada consegue, acima de tudo, agregar valor a sua marca e aos produtos. Por isso, é importante mostrar as vantagens dessa relação. Não esqueça que a conexão precisa ser mútua e gerar familiaridade.

equipe estudando para fidelizar seus clientes

3. Mostre aos clientes que eles são importantes para a sua empresa

Aos clientes que já efetuaram compras dedique atenção especial. Cupons de desconto, vantagens exclusivas e informações em primeira mão são boas formas de cativar o cliente. Mostre a ele o quanto você preza pela boa relação e que ele é importante para a sua empresa, não somente um cliente a mais, mas aquele que faz a diferença.

Lembre-se sempre do quão importante é manter seus clientes e somente sentindo-se valorizado é que ele terá sua empresa como primeira opção. Da mesma maneira que identificar os problemas de seu cliente e solucioná-los é essencial para demonstrar interesse e valorização.

O cliente quer sua sinceridade, demonstre preocupação em solucionar o problema e seja honesto. Mais uma forma de demonstrar a importância ao seu cliente é ouvi-lo. Identificar quais são as ponderações de processos e produtos que ele tem a lhe dizer. Essa comunicação é importante para gerar ainda mais vínculo com seu cliente. Se, após uma avaliação, você e sua equipe entenderem que as ponderações são importantes, é possível, aos poucos, implementá-las em sua empresa.

vendedor fidelizando cliente

4. Monitore suas ações

Somente ter estratégias não é o suficiente para saber se elas estão sendo assertivas. É importante monitorar todas as ações, até as mais simples. Para isso, você pode contar com um CRM e uma equipe orientada para analisar os resultados.

Assim, todas as informações relevantes poderão ser mensuradas. As que estão tendo resultados positivos devem ser mantidas, as que não estão sendo eficientes precisam de alterações. Por isso, sem uma ferramenta, essa mensuração se torna mais difícil ou até mesmo impossível.

Quanto mais você conhece sua empresa e seu público, mais fácil é para melhorar as suas estratégias. Com um CRM, por exemplo, você consegue diagnosticar a fundo as necessidades e a que ponto está sua negociação e entender a melhor hora de apresentar uma solução ao cliente.

O CRM é uma ferramenta importante para o aumento das vendas, pois contribui na proximidade de um relacionamento entre cliente e vendedor.

homem monitorar e fidelizar cliente

5. O processo de fidelização do cliente não pode acabar na finalização da compra

Conquistar um novo cliente é 5 vezes mais caro do que manter um antigo. Por isso, suas ações não devem acabar quando o cliente finaliza a compra.

Ter uma boa abordagem pós-venda é importante para fidelizar seu cliente. Continue oferecendo vantagens, informando seus clientes sobre o mercado e tudo que for relevante a ele.

Esquecer do cliente demonstra desinteresse e isso não é bom para a imagem de sua empresa. Se fizer o contrário, você estará à frente de seus concorrentes. Pois esta ainda é uma falha que prejudica pequenas e grandes empresas de qualquer setor.

Encantar e fidelizar seu cliente é trabalho para médio e longo prazo, não espere resultados imediatos. No entanto, o vínculo criado entre marca e cliente representa um pivô para a sustentação da estratégia de uma empresa ou alteração dessa estratégia.

Fidelizar clientes significa ter um porta-voz de sua empresa. São eles que poderão levar a sua empresa mais longe, no boca a boca, indicando seus serviços e, assim, você poderá conquistar novos compradores. Esse processo é fundamental para melhorar a imagem da empresa.

Nós podemos te ajudar na fidelização de clientes, entre e contato e conheça as nossas soluções.

vendedor com cliente feliz e fiel

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