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Existem muitas ferramentas disponíveis no mercado, produzidas especialmente para otimizar processos, facilitar o dia a dia das pessoas e não há razão para desprezá-las. Este texto explica como um software de gestão de relacionamento, o popular CRM, se mostra mais eficiente que o ultrapassado modelo de planilhas no controle de vendas em uma empresa.

Por que não usar planilhas?

Sejamos realistas, as planilhas cuidam de cálculos. São boas para números e mais números dentro de um planejamento financeiro, nada muito exorbitante, é claro. Pois, na medida que um empreendimento cresce, elas se tornam obsoletas até para esse controle.

Incerteza nos dados, erros de digitação, tudo isso gera transtornos com retrabalho. Uma vírgula fora do lugar, um zero a menos, ou a mais, prejudica o trabalho, atrasa o processo e não passa transparência nas informações obtidas. Mas voltemos às vendas:

 

Usabilidade

Planilhas: usabilidade

Querendo ou não, é muito mais prático utilizar a planilha em um computador do que em dispositivos móveis. Só que nesse sistema os documentos não costumam ser unificados. Quando trabalhados em conjunto, várias pessoas acrescentam ou retiram informações em suas cópias e depois há a necessidade de atualizar tudo.

Já os CRMs são desenvolvidos para ter boa usabilidade em qualquer plataforma, até mesmo smartphones. O melhor é que tudo está interligado on-line. Os vendedores podem acessar de seus computadores e centralizar as informações em um só lugar, e você pode acompanhar as atividades da sua empresa com segurança, eficiência em um sistema de fácil manuseio.

A melhor parte é que o software ainda o lembra de todos os compromissos, indiferente se for o retorno de um telefonema, envio de orçamento ou uma reunião.

 

Economia de tempo

Planilhas: economia de tempo

Ao iniciar uma nova planilha, você se depara com um documento em branco e zerado. Se preocupa com a criação das linhas e colunas e o preenchimento delas. Além disso, não é fácil manter os dados atualizados. Isso implica em muito tempo com a edição e substituição de informações. Com um CRM, você organiza a carteira de clientes sem bagunça e com todas as informações unificadas.  E quando precisar de algum dado para arrasar no pós-venda e no atendimento ao cliente, consegue de maneira ágil e eficiente.

 

Confiabilidade

Planilhas: confiabilidade

É arriscado guardar os contatos de clientes e compromissos com cada um numa agenda. O material físico pode ser extraviado e perdido para todo o sempre. A saída foi migrar estes dados para a planilha no computador. Tudo organizado em linhas e colunas, ou às vezes nem isso, só que nem assim se consegue tanta eficiência quanto num CRM, capaz de registrar tudo on-line, em nuvem e com risco zero de perdas

 

Assim como todo profissional busca capacitação para acompanhar o mercado de trabalho, uma empresa inteligente precisa se atentar às evoluções tecnológicas e melhorar seus processos para obter resultados cada vez melhores. Conheça o Funil PRÓ e como ele pode auxiliá-lo no sucesso do seu empreendimento.

Técnicas de vandas

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