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Prospects, clientes inativos, clientes ativos, cada um apresenta uma peculiaridade e não há porque uma empresa trabalhar a mesma estratégia com cada um. Na segmentação de clientes, um CRM pode ajudar a colocar a casa em ordem e terminar com a bagunça de planilhas  ou cadernos de anotação e fica mais fácil cuidar da gestão da carteira de vendas. Ter essas informações e conhecer o cliente pode fazer a diferença no fechamento da venda.

Outra vantagem, é que ele dá diariamente exatamente quais as ações a serem tomadas naquele dia, que chegam em forma de lembrete, e não te deixam escapar nada, pelo menos não por falta de aviso.

Veja como é fácil separar a sua carteira de clientes em categorias e fazer a segmentação de clientes.

A princípio sugerimos três, mas você pode ampliá-las ainda mais, utilizando como critérios a localização, escolaridade, faixa etária e assim por diante. É você quem define o que é melhor para a sua empresa.

 

Segmentação de clientes: prospect

Segmentação de clientes: prospects

O prospect é aquela pessoa que nunca comprou de você, mas é um cliente em potencial. Em um funil de vendas , ele se encontra no topo. Nessa fase, o desafio se concentra em conduzir o prospect naturalmente até o fechamento da oportunidade.

A prospecção pode ser feita por e-mail, telefone, ou pessoalmente, se preferir um contato mais direto.

Nesta fase, com o CRM você lança as propostas no sistema e sabe quantas foram emitidas em um período, bem como a taxa de conversão e as perdidas. O vendedor pode acessar facilmente os relatórios das propostas em aberto e saber há quantos dias não há contato com o prospect.

 

Segmentação de clientes: cliente inativo

Segmentação de clientes: clientes inativos

O cliente inativo é aquela pessoa que já comprou com você, mas que não repete uma compra há um certo tempo.

É preciso descobrir o que leva o consumidor a essa ausência, se é a falta de dinheiro, insatisfação com a empresa ou se mesmo não precisa do serviço.

Com o CRM, todas as reclamações, em aberto ou fechadas, ficam disponíveis no histórico de cada cliente para acompanhamento dos envolvidos no atendimento ou vendas. Isso ajuda a dar um rumo em como reconquistar o cliente perdido.

O marketing de relacionamento é importante para não deixar o cliente cair no esquecimento, do contrário será difícil reconquistá-lo.

 

Segmentação de clientes: cliente ativo

Segmentação de clientes: clientes ativos

O cliente ativo é aquele que já compra com você. A fidelização é uma estratégia importante para a construção de um relacionamento duradouro com o consumidor e o CRM também auxilia nesse processo, pois administra a relação entre a empresa e o cliente.  

Investir em um CRM é aplicar em algo que agrega valor ao seu negócio. Foque no que dá resultado e invista na sua empresa para ter um retorno futuro de qualidade. Entre em contato com o Funil PRÓ  e descubra como podemos ajudar a alcançar o sucesso.

 

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